Animais domésticos são aliados na quarentena


Estamos vivendo um momento diferente de nossas vidas. Diante da pandemia do coronavírus e do necessário isolamento social, nossas rotinas têm se transformado, gerando grande impacto na saúde física e mental de todos, especialmente para aqueles que estão sem o contato direto de amigos parceiros e familiares.
Uma das soluções encontradas em todo o mundo é o apoio dos animais domésticos para passar por esse período de maneira mais divertida e, claro, bem menos solitária. Assim, um bichinho de estimação pode ser seu companheiro e também um auxiliar na luta contra o sedentarismo!
Quarentena = abrigos vazios!
Os norte-americanos têm procurado cada vez mais os abrigos para adotar animais de estimação. A busca foi tanta que alguns conseguiram doar todos os bichos disponíveis. Por meio das redes sociais, o Palm Beach County Animal Care and Control publicou um vídeo com os funcionários da unidade e agradeceu os envolvidos.
“Este incrível marco foi possível graças à ajuda e ao apoio de toda a nossa comunidade! Agradeço à equipe do abrigo e aos voluntários que trabalham incansavelmente para cuidar, encontrar casas e defender os animais de estimação que passam por essas portas”, diz a mensagem do abrigo.

Essa procura aumenta justamente porque especialistas afirmam que eles podem sim ser grandes companheiros neste período.
Menos solidão e ansiedade
Segundo a veterinária Ana Joanoni, 29, a companhia do animal facilita a manter a sanidade de quem está em isolamento social.
“Primeiro, só o fato de ter uma companhia, afasta a sensação de solidão durante o isolamento. Mas, mais do que isso, aquele animalzinho depende completamente do dono. Então, por mais que as coisas estejam difíceis, as responsabilidades com o bichinho de estimação com certeza fará diferença durante o isolamento, seja gato, cachorro o que for”.
Adeus sedentarismo
Os bichinhos também são excelentes para te ajudar a ter um dia a dia mais ativo durante a quarentena. Afinal, a hora de eles brincarem pode ser também um momento de lazer para você!
“Os animaizinhos precisam gastar sua energia, precisam brincar – principalmente os filhotes. E você pode aproveitar esse momento para se exercitar junto com eles sim, em casa ou no quintal”.
Cuidados ao decidir adotar
Porém, mesmo sabendo de como eles podem nos ajudar, é importante ter alguns cuidados na hora de decidir adotar, como explica Ana.
“Antes de adotar, você precisa decidir que bichinho que você quer e se você tem condições para tê-lo. Gatos, por exemplo, precisam de menos espaço, mas o ideal é que não tenha acesso a rua. Então a pessoa tem que pensar bem, porque é uma companhia maravilhosa, mas existem gastos com vacina, castração…”
Então aproveite bem a companhia do seu bichinho durante o isolamento, brinque bastante com ele, afinal o exercício é para os dois, e se for adotar um novo companheiro, tenha responsabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *