É possível ser vegetariano ou vegano e ter alta performance no esporte?

30
jul 2020

As dietas vegetarianas e veganas estão ganhando cada vez mais popularidade e adeptos, inclusive no meio esportivo. Nos últimos anos, mais e mais atletas profissionais tomaram a decisão de seguir uma dieta à base de plantas ou sem proteína animal, como, por exemplo, o hexacampeão mundial de fórmula 1 Lewis Hamilton, e a medalhista olímpica Poliana Okimoto.

Mesmo com o aumento de adeptos, restaurantes e conteúdo sobre o tema, muitos ainda associam a figura de um vegetariano ou vegano a alguém fraco, sem massa muscular e com uma alimentação extremamente restrita. Por isso, convidamos os nutricionistas José Alves Balestrin e Aline Tritto para nos ajudar com algumas das principais dúvidas sobre o tema.

 

Qual é a diferença entre vegetariano e vegano?

  • Vegetariano: não come carne de animal, mas pode consumir ovos e laticínios (ovovegetariano, ovolactovegetariano ou lactovegetariano);
  • Vegano: não consome nenhum alimento de origem animal. O termo vegano visa combater toda e qualquer exploração animal. Por isso, dizemos que ser vegano é uma escolha de vida. Vai muito além da alimentação, busca não utilizar nada de origem animal, incluindo roupas, móveis, maquiagens testadas em animais, etc.

 

É possível ser vegetariano ou vegano e ter alta performance no esporte?

Aline: É possível sim, desde que a alimentação seja balanceada e contenha todos os nutrientes necessários (fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) de acordo com a necessidade do atleta.

José Alves: Com toda certeza! Não só é possível, como sua performance pode ser melhor que a de um atleta onívoro, visto que uma dieta com mais alimentos vegetais propicia uma melhor recuperação no pós-exercício e, considerando o fato de que quanto mais rápido esse processo acontece, melhor preparado para a próxima sessão de treino o atleta está. Podemos afirmar que a dieta 100% vegetal oferece melhores condições metabólicas para o organismo enfrentar um programa de treinos.

 

Quais são os benefícios de uma alimentação vegetariana e vegana?

Aline: A alimentação vegetariana/vegana estimula o consumo de alimentos in natura (hortaliças, frutas e legumes) que são fontes de compostos bioativos, além de serem fundamentais para regular diversas funções do corpo.

José Alves: Os principais benefícios para o organismo são: melhora saúde intestinal, maior consumo de antioxidantes e compostos bioativos, menor consumo de gorduras pró-inflamatórias e elementos nocivos à saúde.

 

Deficiências nutricionais?

Para muitos, não consumir nada de origem animal ou fazer uma dieta à base de plantas pode gerar um déficit de nutrientes ingeridos. A maioria dos nutrientes pode ser encontrada como simples substituições, como explica Aline:

Proteínas: existem ótimas fontes de proteínas animais como as leguminosas (feijão, lentilha, soja). Além disso, alguns grãos também são fontes de proteína, como a quinoa, por exemplo.

Ferro: verduras escuras são boas fontes de ferro. Quando combinadas com uma fonte de vitamina C, a absorção desse ferro fica facilitada. Temperar uma salada de vegetais verdes com limão pode ser uma ideia, tomar um copo de suco natural de laranja ou acerola junto com a refeição.

Ômega 3: Muito famoso por estar nos peixes, também é encontrado na linhaça, nozes e alguns tipos de feijões.

Para os veganos e os vegetarianos que não consomem ovos e/ou produtos lácteos, o único nutriente não ingerido em sua forma ativa e em concentração segura é a vitamina B12. Segundo José Alves, neste caso, a suplementação é indicada. Vale ressaltar a importância de procurar um profissional especializado para tirar qualquer dúvida.

“É importante esclarecer que a deficiência de vitamina B12 também ocorre em nível relevante em onívoros (que consomem carne), já que não basta garantir a ingestão de determinado nutriente, mas mais importante, considerar as condições de digestão e absorção do organismo. Nesse contexto, a dieta 100% vegetal pode conter menores concentrações de B12, mas propicia melhores condições de digestão e absorção”, completa José Alves.

 

Ganho de massa

Muitas pessoas associam o ganho de massa somente à alimentação. No entanto, ambos os nutricionistas sinalizam para a importância do treinamento — acompanhado, claro, de uma alimentação equilibrada.

Segundo José Alves, o ganho de massa muscular depende, e muito, do correto treinamento. “Considerando que o indivíduo esteja treinando corretamente, a dieta deve atingir níveis adequados principalmente de carboidratos e proteínas. Sem dúvida, as proteínas vegetais são vistas com desconfiança, entretanto, uma dieta rica em leguminosas e cereais integrais garante tranquilamente a necessidade proteica para que ocorra o processo de ganho de massa muscular”.

 

Quais são os alimentos indicados para o pré e pós-treino?

Aline: Antes do treino, normalmente recomendamos alimentos fontes de carboidrato, pois fornecem energia durante o treino. Exemplos: frutas, cereais e tubérculos. No pós-treino, em geral, recomendamos uma combinação de fontes de carboidrato com proteínas para garantir a recuperação do corpo. Um exemplo de pós-treino poderia ser um sanduíche com homus ou uma vitamina de fruta.

José Alves: São indicados alimentos de fácil digestão e que sejam ricos em carboidratos, como, por exemplo: cereais, pães, frutas e raízes. No caso do pós-treino, alimentos mais proteicos são bem-vindos também, como ovos, laticínios ou derivados de leguminosas. Dependendo da estratégia nutricional, o uso de suplementos proteicos é bem-vindo.

 

Lembrando que devemos respeitar a individualidade de cada um. Se você tem dúvidas, procure um nutricionista para criação de um plano alimentar adequado para seu objetivo.

José Alves Balestrin (CRN: 41664) e Aline Tritto (CRN: 343849)

E então? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a dieta vegetariana e vegana? Siga-nos nas redes sociais para mais dicas de saúde!

Como nos manter saudáveis no inverno

19
jun 2020

Com a chegada do inverno (que vai até o dia 22 de setembro), é comum que as pessoas fiquem mais expostas a infecções respiratórias como gripes, resfriados e alergias. Hoje, todos estão preocupados e focados na Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Porém, existem mais de 100 vírus diferentes que provocam infecções respiratórias, entre eles os das gripes e resfriados. E nós também precisamos estar de olho neles.

A médica pediatra Verônica Tavares listou algumas orientações que podem ajudar a nos manter saudáveis durante o inverno: “Junto com o tempo frio, a umidade do ar também diminui e isso pode acarretar alguns problemas de saúde. Aumentar a ingestão de água, manter uma alimentação saudável e evitar banhos muito quentes e demorados são medidas simples.”

Outra maneira de ajudar na saúde é continuar a praticar os exercícios físicos mesmo durante o inverno e isolamento social. Segundo Verônica, a prática tem influência direta em nosso sistema imunológico. “A atividade física regular e moderada tem relação direta com a produção de linfócitos, que são células presentes no sistema imunológico responsáveis na defesa contra vírus, bactérias e outros patógenos. Além disso, a prática de atividade física está associada a liberação de hormônios que diminuem o estresse. Existem inúmeros estudos mostrando a relação de estresse elevado e queda da função do nosso sistema imunológico“.

Confira dicas para fazer exercícios no inverno (sem sair de casa).


Quais alimentos aumentam a imunidade?

A nutricionista Edvania Soares, conta como a alimentação e a escolha de alguns alimentos podem ajudar a nos manter saudáveis. É importante ressaltar que a alimentação não vai evitar o contágio nem a doença, mas pode ajudar o sistema imunológico a estar mais forte para combatê-la.

Confira alimentos que fortalecem o sistema imunológico, conforme orientações da nutricionista:

Proteína: Não só auxilia na função imunológica, como também, participa substancialmente da construção e da manutenção da massa muscular. O ideal é consumi-las em todas as refeições, não sendo necessário, estar presente em grandes quantidades.
São elas: carnes magras, peixes, ovos, leite, iogurte, queijos, isso, claro, além da proteína vegetal que é encontrada, principalmente, nas leguminosas.

Gorduras: Por sua ação antioxidante, as gorduras boas colaboram para que o nosso corpo possa combater as inflamações. Dentre as gorduras “boas”, destacam-se: coco, abacate, castanhas e azeite extra virgem.

Carboidratos: Esse, que muitas vezes, erroneamente, é considerado o vilão das dietas, na verdade, surge como um grande reforço no plano alimentar do nosso novo normal pois, sendo consumidos da forma correta, garantirão ainda mais energia, disposição e nutrientes para o dia a dia, dentre os quais, recomenda-se: cereais integrais e tubérculos.


Quais alimentos enfraquecem a imunidade?

Segundo Edvania, os alimentos que mais enfraquecem a imunidade são os industrializados que “têm baixo valor nutricional e alto valor calórico, além de ingredientes que possuem fatores antinutricionais, como, por exemplo, gordura vegetal, açúcar, conservantes e/ou conservadores.”

Outro item que não ajuda o nosso sistema imunológico é o álcool. “Ele é imunossupressor, ou seja, ele vai desproteger a microbiota intestinal e isso favorece a queda do sistema imune.”


Qual a importância da hidratação?

Assim como a pediatra Verônica Tavares, Edvania também ressalta a importância da hidratação: “Uma pessoa que consome em torno de 40 a 60ml de água por kg de peso por dia, não só colabora ativamente para a purificação do seu próprio corpo mas, como também, fluidifica os mucos, evitando assim, a proliferação de vírus, bactérias e fungos. Além do que, a água é um dos agentes de auxílio na absorção das vitaminas e dos minerais.”

Essas foram as dicas para se manter saudável no inverno. E para se proteger com estilo, que tal dar uma olhada na coleção de inverno da Speedo?

Até a próxima.

Artrose: o que é e como evitar

05
jun 2020

Para muitos esportistas – incluindo os de final de semana, a artrose é um dos maiores inimigos na hora da prática de atividades esportivas e também no dia a dia. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é a terceira maior causa de afastamentos de trabalho no Brasil, atrás apenas das dores nas costas e da depressão.

Para entender melhor essa doença que aflige mais de 15 milhões de brasileiros e como preveni-la e remediá-la, conversamos com a fisioterapeuta Renata Vitor sobre o assunto.

O que é artrose?
“Explicando de maneira simplificada, a artrose é um processo degenerativo das articulações do nosso corpo tais como quadris joelhos, ombros, coluna lombar etc. Ela começa com um processo inflamatório da cartilagem articular e vai progredindo para um desgaste da cartilagem, chegando inclusive a afetar a parte óssea, criando os chamados bicos-de-papagaio”.

Quais são as suas causas?
“As causas da artrose podem ser bem variadas, as principais são:

  • má postura;
  • obesidade;
  • exercícios repetitivos realizados de uma maneira errada ( não ergonômica ) – isso vale tanto para o trabalho, tarefas domésticas como para atividades físicas e esportivas;
  • sedentarismo;
  • traumas como por exemplo entorses, quedas , acidentes automobilísticos;
  • doenças autoimunes”.

Quais são seus principais sintomas?
“Os principais sintomas são:

  • dores na região atingida;
  • limitação dos movimentos;
  • diminuição da força muscular;
  • calor: a articulação acometida fica mais quente devido ao processo inflamatório;
  • edemas, principalmente na fase aguda”.

Todo mundo vai ter artrose um dia?
“Sim, todo mundo vai ter artrose com a idade , mas podemos retardar o seu aparecimento através de alguns cuidados, como por exemplo:

  • Manter o peso ideal;
  • Cuidar da postura e se necessário fazer um tratamento de correção postural;
  • Evitar movimentos repetitivos ou executá-los de uma forma onde não haja sobrecarga das articulações. Busque orientações de ergonomia para o seu dia a dia tanto no trabalho quanto nas atividades domésticas;
  • Praticar atividade física regularmente e bem orientada, com um trabalho paralelo de fortalecimento muscular e manutenção da flexibilidade;
  • Praticar alguma atividade física! O sedentarismo é uma das principais causas da artrose”.

O que fazer para combater os sintomas da artrose?
“Se você já está sentindo os sintomas da artrose, é importante é consultar um ortopedista ou um reumatologista para ter o diagnóstico correto. Se realmente for artrose o médico prescreverá fisioterapia e se necessário também alguns medicamentos.

É muito comum utilizarmos termoterapia ( ondas curtas, ultrassom, laser,etc ), eletroterapia (tens, Compex, etc), crioterapia (gelo) exercícios de fortalecimento isométricos ( sem movimento) e isotônicos (com movimento), exercícios de alongamento, exercícios posturais e exercícios de propriocepção (exercícios de equilíbrio) estes últimos são muito importante para a saúde articular. Mas claro que o tratamento varia de paciente para paciente”.

Quais esportes são bons para quem tem artrose e quais são ruins?
“Isso vai depender de onde a artrose está localizada. A fisioterapia esportiva tenta preparar o corpo dos pacientes com a doença para que ela possa praticar a atividade física de sua preferência. Tenho pacientes de mais de 60 anos com artrose nos joelhos que com exercícios compensatórios continuam correndo, nadando, praticando futebol ou vôlei.

Então não há exatamente alguma atividade que seja ruim, mas é necessário ter o acompanhamento de profissionais como educadores físicos e fisioterapeutas para continuar praticando. Acredito que os benefícios de uma atividade física bem orientada, são bem mais relevantes que os prejuízos que vêm do sedentarismo.

E então? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre essa doença? Siga-nos nas redes sociais para mais dicas de saúde!

Dicas para fazer exercícios no inverno (sem sair de casa)!

29
mai 2020

Praticar exercícios físicos nem sempre está na lista de atividades mais agradáveis para fazer em um dia frio de inverno. Porém, se você não quer deixar que o clima acabe com sua rotina de treinamentos, saiba que se exercitar no inverno pode sim ser muito prazeroso!

Neste artigo falamos sobre alguns cuidados que você deve tomar e também umas dicas de exercícios que podem ser feitos em casa! Confira:

 

Benefícios de treinar no frio

Queima de gordura é mais rápida
No frio, o organismo precisa produzir mais calor para manter a temperatura do corpo. Isso faz com que o metabolismo fique mais acelerado para nos aquecer, o que é ótimo para a queima de gordura.

Mais disposição
É difícil começar a fazer os exercícios no frio do inverno, mas depois que você começa, tem muito mais disposição! Isso porque o corpo suporta mais calor do exercício, uma vez que o ambiente externo está mais fresco. É por isso também que suamos menos no frio.

Combate a depressão
É bastante comum que as pessoas fiquem mais deprimidas no inverno. Manter uma rotina ativa e cheia de exercícios ajuda a liberar a endorfina, que combate a tristeza, o mau humor e a depressão.

 

Cuidados com o corpo

Vista-se de acordo
Mantenha o corpo protegido durante os treinos, usando blusas e calças. À medida que a temperatura do seu corpo aquece, pode tirar os agasalhos.

Faça um aquecimento mais longo
O corpo demora um pouco mais para “esquentar” no frio. Então estenda o seu aquecimento padrão em 10 ou 15 minutos.

Mantenha-se hidratado
Nos treinos no inverno, perdemos muita água pelas vias respiratórias. Por isso, é importante manter-se hidratado – até para evitar a sensação de boca seca.

Pós-treino
É importante cuidar do corpo pós-treino. Retire a roupa molhada e tome um banho quente. Lembre-se também de se alimentar corretamente.

 

Dicas de exercícios para fazer no inverno

Confira algumas atividades esportivas que você pode praticar no inverno:

*Durante a pandemia de COVID-19 não recomendamos nenhuma prática esportiva em áreas externas ou comuns. Confira uma lista de exercícios que você pode fazer em casa durante a quarentena!

Corrida (ou esteira)
A corrida melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar gorduras.

Corda
Pular corda ajuda a queimar calorias, melhora a coordenação motora e pode ser praticada dentro de casa.

Treino Funcional
Os treinos funcionais aumentam a força física, acelera o metabolismo e ajuda a corrigir a postura.

Yoga
Yoga? Sim! O Yoga controla o estresse, ajuda a melhorar o condicionamento físico e diminui as dores corporais.

Essas foram as nossas dicas para treinar no frio do inverno. E para se proteger com estilo, que tal dar uma olhada na coleção de inverno da Speedo?

Até a próxima.

5 apps de meditação para a quarentena!

15
mai 2020

O cenário do isolamento devido à pandemia do Covid-19 acaba trazendo com ele alguns problemas como ansiedade e estresse. Uma das formas de combatê-los, sem sair de casa, é com a meditação.

A meditação tem vários benefícios para o corpo e para a mente como:

  • Diminuição do estresse;
  • Ajuda a melhorar a concentração;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Promove o bem-estar psicológico.

Pensando nisso, trazemos aqui uma lista com cinco aplicativos que vão te ajudar a meditar durante a quarentena! Confira:

 

Medite-se

O medite-se é um app brasileiro que funciona como uma introdução ao mundo da meditação. Narrado por um terapeuta, ele se torna o seu próprio personal trainer da mente!

As lições, que podem ser baixadas e ouvidas offline, trazem posições e sessões divididas por nível.

Uma boa escolha para quem quer começar!

Disponível para IOS e Android.

 

Zen

Um dos mais conhecidos apps do segmento, o Zen oferece acompanhamento em uma jornada do autoconhecimento e transformação.

O diferencial do Zen é que além de oferecer conteúdos para meditação, ainda oferece sons para melhoria do sono, mantras, cursos de alimentação e muito mais (inclui até histórias para dormir!). Tudo para manter o seu bem-estar em alta mesmo em momentos de grande ansiedade, como o que estamos passando agora.

Zen está disponível para Android e IOS.

 

5 Minutos

Este app tem uma proposta um pouco diferente, mas ideal para quem busca por momentos de tranquilidade durante o dia. Ele propõe pausar seja o que você estiver fazendo no momento por cinco minutos. Esse relaxamento é acompanhado de uma trilha sonora agradável, e orientações que envolvem a correção da postura e da forma que respiramos.

Você pode programar quando quer fazer essas pausas e ter maior controle sobre seu tempo de meditação.

Também está disponível para Android e IOS.

 

Smiling Mind

Criado por psicólogos australianos, o Smiling Mind tem uma proposta voltada para o mindfulness, um estado mental também chamado de atenção plena.

Nele, você coloca diversas informações e um plano é criado para o seu perfil. Por exemplo, se você é um atleta, terá as atividades focadas em seu estilo de vida.

Também disponível para Android e IOS.

 

Meditopia

Outro app que faz parte dos líderes de download no mundo é o Meditopia. Nele você tem acesso a mais de 250 opções de atividades de meditação divididas em programas como “Libere o estresse”, “Gratidão” e “Consciência corporal”.

Além disso, você pode usar o timer e guiar sua própria meditação, utilizando as trilhas sonoras disponíveis no app.

O app pode ser baixado para Android e IOS.

 

Essas foram as nossas dicas de aplicativos para te ajudar a meditar na quarentena. E para se manter ativo neste período, veja também dicas de exercícios para fazer em casa!