Maratona aquática para iniciantes: dicas para começar!


Se você gosta de nadar em mar aberto, rios, represas ou lagos com certeza já ouviu falar das maratonas aquáticas. São realizadas anualmente diversas provas pelo país que atrai nadadores profissionais e amadores para uma experiência inesquecível.
Mas, se você está considerando participar pela primeira vez, é preciso ter alguns cuidados e preparos. Por isso, convidamos Igor de Souza, Diretor de Marketing da Speedo Multisport, que também é especialista nessa modalidade, para falar um pouco mais da maratona aquática para iniciantes.
O que é uma maratona aquática?
A maratona aquática é uma modalidade esportiva milenar que ganhou nova roupagem no esporte moderno. São provas realizadas em mar, represa, rios ou lagos, onde o atleta testa não só suas habilidades de nado, mas também a sua resistência física e seu senso de direcionamento.
“A primeira diferença para uma prova de piscina, por exemplo, é que lá não tem a interferência das ondas ou das correntes maritimas”. Explica, Igor. “Além disso tem vários outros fatores, como a temperatura da água e até as condições climáticas que fazem com que a maratona aquática seja um esporte tão único”.
Como escolher a minha primeira maratona aquática?
Para iniciantes, Igor recomenda menores distâncias, como as provas de 500m a 1000m. “Quem está começando deve escolher provas mais curtas e, de preferência, em represas ou lagos, pois no mar normalmente as condições são mais adversas”. A principal diferença na hora de optar entre etapas curtas ou longas é o preparo e a experiência de cada atleta. Então, para começar é melhor seguir a dica acima.
O que fazer para começar a disputar maratonas aquáticas?
“O primeiro passo é saber nadar!”, brinca Igor. Para disputar uma maratona aquática o atleta precisa ter certa experiência em piscina, conseguindo nadar distâncias de pelo menos 1km sem parar. “Ter algum treinamento em represa ou no mar também ajuda a estar mais bem preparado para a prova”.
Se você decidiu encarar esse desafio, saiba que é preciso se preparar: “Você deve treinar a distância que vai competir, como um ‘simulado’ da prova”. Além disso, trabalhar a sua resistência com séries aeróbicas e treinar a respiração bilateral.
Caso você tenha preocupação com sua alimentação, pode procurar um nutricionista para te ajudar, mas não é estritamente necessário. Basta se cuidar!
E no dia da prova?
Existem alguns cuidados que você deve ter também no dia da prova. Antes de chegar ao local do evento, confira todo o seu equipamento – inclusive separando material reserva. No site da Speedo você encontra várias opções tanto para maratonas aquáticas quanto para natação em piscina regular. Basta clicar aqui.
A alimentação é importante, coma com antecedência de algumas horas e prefira carboidratos. Não se esqueça de se hidratar antes da prova.
Ah, e lembre-se! É sempre importante utilizar filtro solar em qualquer prova a céu aberto.
E o que você pode esperar de resultados na sua primeira maratona? “Terminar a sua prova”, diz Igor. “Não tente fazer um tempo específico ou uma colocação. Na sua primeira maratona você deve se concentrar em terminar a prova. Essa já será uma grande vitória”.
Hora de nadar!
Essas são as dicas para você que está pensando em mergulhar no mundo das maratonas aquáticas! E o circuito já está rolando! Não perca tempo e veja a agenda de provas de 2020!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *