Dicas de segurança para prevenir afogamentos


Verão é sinônimo de sol, praia e piscina! O calor dessa época do ano nos faz querer passar cada vez mais tempo dentro d’água, não é verdade? E por isso mesmo é que precisamos ter mais cuidados com a nossa segurança e das pessoas à nossa volta também. Neste post, vamos te dar algumas dicas para prevenir afogamentos. Fique ligado!
O risco de afogamentos é maior no verão
A estação mais quente do ano atrai muitos turistas para o litoral e para regiões de rios e cachoeiras. O maior número de pessoas se refrescando na água e a rotina “menos regrada”, por assim dizer, das festas de final de ano, acabam aumentando o número de acidentes com afogamento e mortes. Entre as principais causas dos acidentes, podem ser destacadas a embriaguez, o descaso com os avisos de segurança e brincadeiras de mau gosto na água.
Só em 2019, o Grupamento Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizou 1.633 salvamentos e registrou 80 mortes em praias da Baixada Santista.
Como prevenir afogamentos
Manter sua atenção redobrada é importante para que a diversão na água seja saudável e segura. Mesmo nadadores experientes podem correr riscos. Por isso, para prevenir afogamentos, siga essas dicas:

  • Não entre no mar quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições;
  • Entre no mar de preferência em áreas próximas a um guarda-vidas e mantenha-se próximo a ele;
  • Não nade em pontos onde existem bandeiras de sinalização que indiquem ‘PERIGO’ no mar;
  • Evite tomar banho e nadar onde houver valas e buracos;
  • Ao usar boias e outros objetos flutuantes redobre o cuidado, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;
  • Evite mergulhar sozinho ou durante à noite.

As crianças exigem um cuidado maior!
No verão, é preciso ter ainda mais cuidado com as brincadeiras das crianças! Seja na piscina, mar rio ou cachoeira, o perigo é constante se não houver a supervisão de um adulto. Então certifique-se de:

  • Designar uma pessoa para tomar conta de crianças. Alguém que não beba muito e que possa se concentrar nas crianças;
  • Não confie apenas nas boias ou em outros banhistas próximos ao local de nado, é bom manter-se de olho;
  • Lembre-se que o salva-vidas tem muitas pessoas para observar e nem sempre poderá dar conta de todos;
  • Mantenha seus filhos no seu campo de visão (ou da pessoa designada para isso);
  • Dê preferência à companhia de um adulto quando as crianças estiverem na água.

Essas são algumas dicas para que seu verão seja apenas de muita diversão na água! E lembre-se, em caso de dúvidas sobre algum local para banho, procure um guarda-vidas!
Quer continuar lendo sobre dicas de saúde e esporte? Que tal ler sobre os benefícios do treino em família e como se manter ativo nas férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *