Calistenia: exercícios que só dependem de você


Quem não curte fazer atividade física em lugares fechados, como em uma academia, precisa conhecer a calistenia. Mesmo que com um nome diferente, com certeza, esses exercícios já fizeram parte de algum momento da sua vida.
Você se lembra das aulas de educação física? Pois é, ainda criança você praticou calistenia sem nem saber. Então, agora não há desculpas para não fazer alguma atividade física, hein? Continue a leitura para entender melhor o que estamos falando.
O que é a calistenia?
Todos os dias ganhando mais adeptos ao redor do mundo, a calistenia nada mais é que exercícios funcionais que podem ser praticados a qualquer hora e em qualquer lugar, ou seja, são exercícios que necessitam apenas do seu corpo.
A calistenia trabalha com a força corporal e divide os exercícios em oito grupos localizados. O objetivo principal da modalidade, portanto, é permitir que você esteja preparado para erguer seu próprio peso.
Como surgiu a calistenia?
A palavra calistenia vem do termo grego kallistenés, que significa cheio de vigor. Ou seja, os exercícios buscam equilibrar as forças físicas, mentais e espirituais e elevar nossa energia. Criada no século XIX, a calistenia a princípio era praticada somente por mulheres, mas, com o passar do tempo, a comprovação de seus resultados acabou conquistando também os homens. E não tem limite de idade não, viu?
Quais os benefícios da calistenia?
A calistenia pode promover diversos benefícios a seus praticantes, como o aumento da massa muscular e da força física e uma melhora na mobilidade, resistência, flexibilidade e equilíbrio do corpo.
Também desenvolve a coordenação motora, reduz a gordura corporal e ativa o metabolismo. Ainda, a calistenia é interessante por não precisar de acessórios ou equipamentos e poder ser praticada em qualquer lugar.
Como começar a praticar calistenia?
Quem pretende entrar para o universo da calistenia deve saber que os primeiros treinos precisam ser feitos de forma mais tranquila, sem movimentos de grande intensidade ou alto número de repetições. Com o passar do tempo e muita dedicação somada à disciplina, os treinos se tornam mais fortes e os resultados mais impressionantes.
Alguns dos exercícios mais praticados:

  • apoio: principalmente para tonificar a região peitoral, dos ombros e tríceps;
  • agachamento: fortalece os músculos do quadril e dos joelhos, ajudando na tonificação dos membros inferiores;
  • abdominal: esse exercício funciona para definir a região do abdômen e pode ser feito de diferentes maneiras;
  • prancha: ajuda também no fortalecimento da região abdominal e pode ser feita de diversas formas — com variações laterais, por exemplo;
  • parada de mão: também conhecida como bananeira, essa posição fortalece, principalmente, a região dos ombros.

É interessante que você faça, pelo menos, quatro treinos por semana, podendo ser dois para os membros superiores e dois para os membros inferiores. Quando sentir-se cansado, faça uma pausa para que seus músculos consigam se recuperar da fadiga dos treinos. Mas, vale ressaltar, é fundamental contar com a orientação de um profissional.
Também é importante modificar o treino cada vez que você perceber que seu corpo já se acostumou. Uma sequência nova de exercícios permite que seus músculos sejam, mais uma vez, estimulados — o que traz melhores resultados.
E como deve ser a alimentação?
Tanto quem quer perder peso quanto quem quer ganhar massa precisa se atentar aos alimentos que consome — a dieta está diretamente ligada aos gastos energéticos e representa mais da metade dos resultados. Manter um cardápio balanceado e, ainda, comer nos horários certos, é essencial para que os exercícios gerem resultados.
A calistenia é um conjunto de exercícios com certo grau de complexidade que, num primeiro momento, devem ser praticados com cuidado, disciplina e apoio profissional. Para tornar os treinos mais animados você pode, por exemplo, pedir ao educador físico que elabore um circuito misto.
Que tal começar a praticar calistenia hoje mesmo? Você pode reunir um grupo de amigos, chamar um treinador e queimar calorias em um parque ou em uma praça. Lembre-se de começar aos poucos e ter muita dedicação.
Fonte: Blog Educação Física

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *