Como incentivar as crianças a praticar esportes? Confira algumas dicas!


Hoje em dia é bastante fácil que as crianças se tornem sedentárias. Com smartphones, tablets e jogos de videogame na palma das mãos, as atividades físicas ao ar livre estão perdendo espaço para as brincadeiras eletrônicas.
Para incentivar seu filho no mundo dos esportes será necessário implementar novos hábitos no dia a dia da família. Unindo diversão e disciplina, a tarefa pode se tornar mais simples do que você imagina. Confira as dicas que separamos a seguir!
Seja o exemplo
O primeiro passo para que seu filho se interesse por qualquer modalidade esportiva é seguir o seu exemplo. Ou seja, se você leva uma vida sedentária, fica difícil exigir que as crianças gostem de atividades físicas, não é mesmo? Para que todos tenham mais saúde, a família pode começar praticando algum exercício físico divertido, como brincadeiras em um parque.
Deixe tudo mais divertido
Seguindo a dica anterior, para incentivar a criança no esporte é importante investir em atividades animadas. Mostre como qualquer modalidade esportiva pode ser interessante e, caso você frequente academia ou seja atleta amador, evite reclamar sobre os treinos para que seus filhos não criem nenhum tipo de preconceito ou aversão aos exercícios físicos.
Não imponha nenhuma modalidade
As crianças sentem mais vontade de praticar aqueles esportes com que se identificam. Sendo assim, não interessa se você gosta de natação ou futebol: se o seu filho quiser praticar vôlei o melhor que a família pode fazer é dar total apoio. O importante é se movimentar e ter mais saúde!
Mantenha a cabeça aberta para atividades diferentes
Para incentivar a criança no esporte é bastante importante manter a cabeça aberta em relação a todas as atividades físicas: balé, capoeira, dança, ginástica, skate… São tantas as opções que seu filho ou filha tem para experimentar! Deixe que descubram sozinhos quais modalidades são mais apaixonantes.
Converse sobre saúde
Seu filho adora tomar sorvete e comer chocolate todos os dias? Talvez seja a hora de ter uma conversa sincera sobre a saúde do nosso corpo — e da nossa mente. Explique como é importante manter uma alimentação balanceada aliada à prática de atividades físicas.
É interessante fazer mudanças na alimentação de toda a família, principalmente se seu filho estiver com sobrepeso por conta do sedentarismo. Incentive o consumo de frutas e verduras, diminua os alimentos industrializados e faça com que todo mundo beba mais água.
Não sabe por onde começar? Comece brincando! Vocês podem aproveitar o próximo final de semana para se divertir no parque ou na praia. Pense em algumas atividades, como queimada, pega-pega ou esconde-esconde e coloque a criançada para gastar energia. Em seguida, prepare um piquenique natural e gostoso.
Você também pode incentivar seus filhos adquirindo alguns acessórios que ajudam na hora de praticar os esportes, como um tênis confortável ou um maiô de qualidade. E, é claro, lembre-se de deixar as críticas em casa: o importante é cuidar da saúde e se divertir!
Que tal colocar as dicas em prática agora mesmo?
Fontes: Revista Saúde | Globo Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *