A busca frequente por qualidade de vida


Fazer exercícios físicos não é simplesmente colocar uma roupa fitness, escolher o esporte preferido e já desfrutar de todos os benefícios que isso proporciona. Muito pelo contrário. É preciso regularidade e conhecimento sobre o assunto, principalmente, para separar mitos e verdades sobre atividade física e, assim, atingir os objetivos da melhor maneira possível. É exatamente sobre este assunto que vamos falar no blog de hoje. Quem tá preparado?
Mitos e verdades:
Suar emagrece?
MITO!
O suor não representa perda de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro para emagrecimento. Suar é uma tentativa do organismo de equilibrar a temperatura corporal: quando o corpo atinge uma temperatura muito elevada, como durante uma atividade física ou quando o clima está muito quente, as glândulas sudoríparas liberam o suor, que é composto por água e sais minerais, com o objetivo de evitar danos às funções vitais do organismo. Assim, o suor não representa a perda de gordura, mas sim de líquidos, sendo, por isso, importante que a pessoa se hidrate durante as atividades físicas.
Gestantes devem praticar exercícios físicos?
VERDADE!
As atividades físicas durante a gestação ajudam no sistema cardiopulmonar e reduzem os incômodos. No entanto, é fundamental consultar o médico antes de começar, para que ele realize os exames necessários e indique a melhor atividade para a gestante.
As atividades físicas mais recomendadas são as praticadas na água, como hidroginástica e natação, uma vez que evitam as forças gravitacionais, diminuindo a sobrecarga muscular em regiões que já estão sendo hiper solicitadas, como ocorre na lombar, por exemplo. Uma boa alternativa para prevenir a perda do tônus muscular e melhorar a flexibilidade são os exercícios posturais como ioga, pilates e RPG.
A natação é o mais completo dos esportes?
VERDADE!
É uma prática de exercício que trabalha todos os músculos, é de zero impacto, melhora o condicionamento físico, controla a pressão arterial, entre diversos outros benefícios. Além disso, a natação tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que seja feita com o acompanhamento adequado.
Praticar exercícios em jejum ajuda nos resultados
MITO!
Manter a alimentação saudável é importante na vida de qualquer pessoa – mesmo aquelas que passam longe dos exercícios físicos. Porém, no caso dos atletas, a dieta tem uma função muito importante: fornecer toda a energia para o treinamento. Então, nada de fazer atividade física sem pelo menos o mínimo de ‘combustível’, como uma fruta ou iogurte, por exemplo. Na dúvida, consulte um nutricionista para que ele possa te indicar a melhor dieta de acordo com o tipo de esporte que pratica.
Apenas a prática de atividades aeróbicas é suficiente para perder peso
MITO!
O ideal é a combinação de exercícios aeróbicos com os anaeróbicos. Isso porque, enquanto o primeiro é importante para queimar calorias, o segundo proporciona a redução da gordura corporal e o ganho de massa magra. Ainda é preciso combinar essas atividades com aquecimento e alongamento, que evitam lesões, melhoram a circulação sanguínea e dão flexibilidade.
Correr de casaco emagrece?
MITO!
Usar uma roupa adequada para realizar atividade física é a premissa básica de quem começa no esporte. Usar um casaco no sol para fazer sua corridinha diária pode até fazer com que você perca algumas gramas, mas isso não quer dizer que você esteja perdendo peso e queimando gordura de fato. Na verdade, você só estará eliminando água, e corre o risco de desidratar caso pegue um pouco mais pesado no treino. Por isso, mantenha a garrafinha de água sempre em mãos para manter-se hidratado, combinado?
Cãibra é sinal de desidratação?
VERDADE!
Além da desidratação, a falta de alongamento ou o excesso de esforço são causas das cãibras. Aliás, muitas pessoas associam a cãibra ao déficit de potássio, o que pode ser equivocado, pois as contrações estão bastante associadas aos níveis baixos de magnésio e sódio. Se liga na dica: deu cãibra? Descanse, tome uma água e alongue a região. Espere passar a dor para voltar a praticar o exercício.
E aí, o que acharam? Conte aqui!
Até a próxima!
Fonte: Tua Saúde | Globo Esporte | Dicas Fitness | Porta Medalhas | Superinteressante | Unipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *