Polo aquático de praia: conheça o esporte que está ganhando o litoral


No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que aconteceu no último mês de julho na Coreia do Sul, uma modalidade ainda pouco conhecida chamou a atenção de todos que acompanhavam as competições: o polo aquático de praia.
Em Gwangju, as disputas rolaram de forma demonstrativa — ainda sem valer medalhas — e envolveram quatro times masculinos (com representantes de França, Argentina, China e Canadá) e quatro femininos (com atletas dos Estados Unidos, China, Austrália e Espanha).
A novidade na programação do Mundial teve como intenção somente divulgar o esporte.
Como são as regras do polo aquático de praia?
Mesmo sendo bastante parecido com o polo tradicional, o polo aquático de praia tem um nível de dificuldade mais alto por ser jogado em águas abertas, que ficam aos caprichos do vento. Por outro lado, o sal presente na água ajuda na flutuação dos atletas.
Área de jogo
Enquanto no polo aquático as partidas são disputadas em piscinas com aproximadamente 20x30m, na praia, a área de jogo fica delimitada a um espaço menor, de 10x15m, sendo que a profundidade da água não pode ser menor que dois metros.
Tempo
Outra diferença fica por conta da duração dos jogos: o polo aquático tem partidas com quatro tempos de oito minutos cada, enquanto que na praia, a disputa é realizada em apenas dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de cinco entre eles.
Equipes
No polo tradicional as equipes são formadas por sete jogadores, sendo um desses o goleiro. Já na praia, esse número cai para apenas quatro jogadores. Os acessórios usados são os mesmos que no polo tradicional: toucas com proteção para as orelhas.
Onde o polo aquático de praia já é praticado?
Verão, praia, calor…Não tem como o polo aquático de praia não fazer sucesso no mundo todo, né? Sendo assim, o esporte já é bastante praticado nos países europeus — principalmente na Itália e na Croácia, onde o litoral é encantador durante os meses mais quentes do ano.
Aqui no Brasil o esporte ainda dá suas primeiras braçadas, mas alguns campeonatos, como o Circuito Open de Polo Aquático, já foram organizados para que o esporte se desenvolva e ganhe mais atletas.
De 2018 até o momento, por exemplo, já foram realizadas competições na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a participação de jogadores de vários outros estados. O polo aquático de praia também já foi disputado oficialmente nos Jogos Asiáticos de Praia, em 2016, mas ainda não há previsões de que a modalidade se torne olímpica.
E você, joga ou já jogou polo aquático? Qual será a sensação de jogar no mar, hein? Convide os amigos para uma disputa e conte pra gente sua experiência.
Fonte: Globoesporte.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *