Recuperação pós-prova é tão importante quanto os treinos

Sempre que os atletas participam de alguma prova, é preciso de recuperação. Até porque as competições são acontecimentos intensos, que podem afetar o esportista fisicamente e mentalmente. A boa notícia é que a alimentação, a hidratação e a rotina de exercícios planejada podem ajudar você a retomar os treinos sem sobrecarregar o seu corpo.

Lembrando que cada organismo age de um jeito e, por isso, o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa.

Entenda aqui! 🙂

Treino regenerativo é um grande aliado para evitar lesões

Depois que o corpo é trabalhado em exercícios mais intensos, ele precisa de um período de reparação, para que os esforços sejam renovados e retorne com condições ainda melhores quando precisar repetir os exercícios ou participar novamente de uma competição.

Neste período de descanso e recuperação, uma opção para os atletas é o treino regenerativo, que serve para recuperar as fibras musculares, tendões, cartilagens e o sistema cardiovascular, que atua na ativação da circulação e no envio de oxigênio aos grupos musculares. O treino regenerativo é fundamental para qualquer atleta se recuperar da atividade física.

A natação, por exemplo, por ser um esporte que não tem impacto, pode ser uma boa opção. O atrito com água favorece uma descontração muscular dos membros inferiores, além de beneficiar o atleta com a variação de exercícios, facilitando o estímulo da musculatura sem carga.

Ah, nadar durante alguns minutos, além de auxiliar a fase de recuperação da musculatura, ainda é um trabalho aeróbico – claro que, respeitando a sua intensidade, hein? Controlar a respiração dentro da água também ajuda: como o corpo está na posição horizontal, facilita o relaxamento muscular.

Dicas para uma melhor recuperação muscular pós-competição

Treinar é uma coisa, mas um campeonato é completamente diferente. A adrenalina vai às alturas, temos alterações no psicológico, sentimos o estresse mecânico e a pressão do ambiente competitivo. Então já sabe, né? Aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você será inevitável na segunda-feira. Vamos ver como lidar?

Hidratação após uma competição começa dois dias antes: essa deve ser uma prioridade para o atleta, já que diversos processos fisiológicos na recuperação orgânica necessitam de água.

Carbo e proteína = velocidade de recuperação: o consumo de carboidratos neste período acelera a velocidade de recuperação. Associadas também a oferta de proteínas, estaremos proporcionando aos músculos melhor condição de recuperação dos “danos” causados pelos exercícios. Quando os atletas treinam em alta intensidade, rapidamente o glicogênio armazenado nos músculos se esgota.

Excesso de álcool reduz a velocidade de recuperação: já o consumo de álcool parece levar ao menor ganho de massa muscular e a diminuição da recuperação muscular a longo prazo. Evite!

Tire no mínimo dois dias de repouso total: para o seu corpo alcançar os melhores resultados, ele precisa estar descansado, certo? Assim, você terá um bom retorno às atividades físicas e continuará buscando seus objetivos dentro do esporte.

Se você passará por uma competição recentemente, fique de olho nas dicas. Esperamos que tenha gostado.

Até a próxima! 😉

Fonte: Dr. Lucas Penchel | Wrun | Globo Esporte | O Praticante | Minha vida | Mundo Boa Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *