Como nos manter saudáveis no inverno

19
jun 2020

Com a chegada do inverno (que vai até o dia 22 de setembro), é comum que as pessoas fiquem mais expostas a infecções respiratórias como gripes, resfriados e alergias. Hoje, todos estão preocupados e focados na Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Porém, existem mais de 100 vírus diferentes que provocam infecções respiratórias, entre eles os das gripes e resfriados. E nós também precisamos estar de olho neles.

A médica pediatra Verônica Tavares listou algumas orientações que podem ajudar a nos manter saudáveis durante o inverno: “Junto com o tempo frio, a umidade do ar também diminui e isso pode acarretar alguns problemas de saúde. Aumentar a ingestão de água, manter uma alimentação saudável e evitar banhos muito quentes e demorados são medidas simples.”

Outra maneira de ajudar na saúde é continuar a praticar os exercícios físicos mesmo durante o inverno e isolamento social. Segundo Verônica, a prática tem influência direta em nosso sistema imunológico. “A atividade física regular e moderada tem relação direta com a produção de linfócitos, que são células presentes no sistema imunológico responsáveis na defesa contra vírus, bactérias e outros patógenos. Além disso, a prática de atividade física está associada a liberação de hormônios que diminuem o estresse. Existem inúmeros estudos mostrando a relação de estresse elevado e queda da função do nosso sistema imunológico“.

Confira dicas para fazer exercícios no inverno (sem sair de casa).


Quais alimentos aumentam a imunidade?

A nutricionista Edvania Soares, conta como a alimentação e a escolha de alguns alimentos podem ajudar a nos manter saudáveis. É importante ressaltar que a alimentação não vai evitar o contágio nem a doença, mas pode ajudar o sistema imunológico a estar mais forte para combatê-la.

Confira alimentos que fortalecem o sistema imunológico, conforme orientações da nutricionista:

Proteína: Não só auxilia na função imunológica, como também, participa substancialmente da construção e da manutenção da massa muscular. O ideal é consumi-las em todas as refeições, não sendo necessário, estar presente em grandes quantidades.
São elas: carnes magras, peixes, ovos, leite, iogurte, queijos, isso, claro, além da proteína vegetal que é encontrada, principalmente, nas leguminosas.

Gorduras: Por sua ação antioxidante, as gorduras boas colaboram para que o nosso corpo possa combater as inflamações. Dentre as gorduras “boas”, destacam-se: coco, abacate, castanhas e azeite extra virgem.

Carboidratos: Esse, que muitas vezes, erroneamente, é considerado o vilão das dietas, na verdade, surge como um grande reforço no plano alimentar do nosso novo normal pois, sendo consumidos da forma correta, garantirão ainda mais energia, disposição e nutrientes para o dia a dia, dentre os quais, recomenda-se: cereais integrais e tubérculos.


Quais alimentos enfraquecem a imunidade?

Segundo Edvania, os alimentos que mais enfraquecem a imunidade são os industrializados que “têm baixo valor nutricional e alto valor calórico, além de ingredientes que possuem fatores antinutricionais, como, por exemplo, gordura vegetal, açúcar, conservantes e/ou conservadores.”

Outro item que não ajuda o nosso sistema imunológico é o álcool. “Ele é imunossupressor, ou seja, ele vai desproteger a microbiota intestinal e isso favorece a queda do sistema imune.”


Qual a importância da hidratação?

Assim como a pediatra Verônica Tavares, Edvania também ressalta a importância da hidratação: “Uma pessoa que consome em torno de 40 a 60ml de água por kg de peso por dia, não só colabora ativamente para a purificação do seu próprio corpo mas, como também, fluidifica os mucos, evitando assim, a proliferação de vírus, bactérias e fungos. Além do que, a água é um dos agentes de auxílio na absorção das vitaminas e dos minerais.”

Essas foram as dicas para se manter saudável no inverno. E para se proteger com estilo, que tal dar uma olhada na coleção de inverno da Speedo?

Até a próxima.

Comentários encerrados.